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Conheça alguns benefícios em realizar parcerias com outras empresas

Publicado em 12 de dezembro de 2018

O mercado está cada vez mais competitivo. Por conta disso, organizações de diversos portes têm apostado no aumento de produtividade e diminuição de despesas para se manter sem prejuízos. Uma das estratégias utilizadas e que pode dar resultado, é a parceria entre instituições.

Geralmente as empresas se aliam ou se relacionam dessa forma com fornecedores ou prestadores de serviços, gerando benefícios para ambos os lados. Esses benefícios você confere abaixo.

O primeiro deles é o aumento da competitividade da empresa no mercado. Isso porque uma boa parceria pode garantir maior visibilidade com os consumidores, aumentando o nível de exposição da marca. Outro fator importante é que fazer isso pode reduzir custos com promoções, marketing, logística, pois com o tempo essas ações tendem a acontecer de maneira orgânica.

A expansão do mercado consumidor é outro ponto positivo que as parcerias podem proporcionar. Com a oferta de produtos e serviços em outros locais, é possível conquistar novos clientes e aumentar a capacidade produtiva da empresa. Contudo, é preciso cuidado e planejamento para que essa parceria seja sinônimo de qualidade, do contrário não obterá muitos resultados.

Quanto mais vendas por aumento de clientes, maior será a capacidade de negociação junto aos fornecedores, possibilitando a oferta de produtos por preços mais baixos que a concorrência. O tempo de parceria também influencia nessas negociações. Se o parceiro já está com a empresa há anos e continua sendo eficiente, é muito mais fácil negociar descontos ou formas de pagamento que beneficiem as duas partes.

Lembre-se que quanto mais conhecimento, maior será o diferencial no mercado. E conhecimento se adquire com troca de experiências. Uma parceria eficiente aumenta as chances de otimização de processos. Ignorar as experiências da empresa parceria é considerado um erro grave, que pode desencadear sérios problemas para as duas partes.

Acordos entre empresas pode gerar menos burocracia para seu negócio. A cooperação entre as organizações pode reduzir significativamente as pilhas de documentos necessárias durante algum processo. Mas, é preciso avaliar qual o grau de relevância da parceria e se ela vai, de fato, colaborar nesse sentido.

 

Conheça seu parceiro

Sabendo quais são as principais vantagens de ter uma parceria com outras empresas, agora é hora de conhecer algumas iniciativas para que todos os lados envolvidos possam usufruir de benefícios.

Antes de fechar de fato uma parceria, conheça as forças e fraquezas dos dois lados da situação, para que os dois possam colaborar da melhor maneira possível. Uma sugestão é que ambos façam uma análise SWOT para encontrar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada lado.

Ter parceiros que sejam compatíveis com o perfil da companhia e dos seus consumidores também é extremamente importante. As empresas parceiras precisam compreender que quanto mais semelhanças entre o engajamento dos funcionários com os fornecedores e outros públicos-alvo, mais fácil e dinâmica será a parceria entre as empresas.

Mesmo que a parceria seja fechada com certa facilidade, não significa que será perfeita desde o início. Por isso é preciso acompanhar os resultados para realizar ajustes de acordo com as necessidades que vão surgindo com o passar do tempo. Uma relação onde os dois saem ganhando é fundamental, caso algum lado esteja sendo mais favorecido que outro, é hora de reavaliar os processos.

Por fim, não fique apenas no que foi acordado. Sempre que possível, é importante que as partes ofereçam mais do que foi combinado na hora de firmar a parceria. Assim, os parceiros sentirão que podem confiar um no outro, como em um casamento. Quanto mais um auxilia ao outro, mais se conquista a confiança e deixa o outro feliz.