Noticias e Novidades

Operação Dedicada: por que é uma modalidade referência e eficiente?

Publicado em 19 de dezembro de 2018

Existe dentro do setor de transporte e logística, algumas modalidades de serviços que podem ser contratados. Entre eles o transporte dedicado. Nesse tipo de operação, uma frota ou até mesmo um único veículo atendem exclusivamente uma operação logística específica. De maneira geral, é o transportador que se adequa à necessidade do cliente, desde fatores como as configurações dos veículos, até as estratégias utilizadas para engate e desengate. Tudo ajustado conforme a operação e o tipo de carga que será transportado.

Esse tipo de serviço vem se mostrando mais econômico e inteligente que o transporte tradicional, e isso tem chamado a atenção e preferência dos embarcadores. Quando colocado na ponta do lápis para avaliação, a modalidade de transporte dedicado tem um ganho significativo de tempo, agilidade e especialização do transportador, o que pode ser traduzido como economia.

As vantagens de contratar uma operação dedicada

Como já mencionamos, esse tipo de operação traz consigo algumas vantagens, incluindo econômica. Agora, veja outros pontos positivos de contratar esse serviço:

Redução de custos 

No formato de frota dedicada, o veículo e o motorista ficam à disposição do embarcador todos os dias do mês, 24 horas por dia, além de dois funcionários exclusivos para otimizar toda a operação.

É como se o veículo fosse do embarcador, porém, sem os custos de aquisição de frota.

Demandas sazonais podem gerar custos altíssimos, além de multas pela não entrega do produto quando vendido. Existe também o risco de não haver equipamentos suficientes para transporte nos períodos de maior demanda. Neste caso, o veículo dedicado é uma garantia de que sua venda será entregue sem intercorrências.

A utilização dos veículos pode ser para:

  • Transferências;
  • Vendas Diretas;
  • Cross Docking;
  • Armazenagem;

Sem custo de diárias.

As necessidades de cada mercadoria são únicas

Nenhuma carga é igual, isso é fato. Cada uma tem suas características que requerem um tipo diferente de iluminação, ventilação e temperatura no decorrer do transporte.

Com o transporte dedicado, é possível atender a essa demanda, evitando danos para as cargas, principalmente as mais frágeis, uma vez que, a frota dedicada gera uma expertise para o transportador em relação aos procedimentos do embarcador, impactando diretamente na performance, reduzindo a ineficiência e aumentando o resultado.

Divulga sua empresa e seus produtos

Operadores logísticos, geralmente, possuem frotas com carrocerias personalizadas. Isso abre as portas para que as empresas que contratam o serviço de transporte dedicado personalizem com sua logo, com a foto dos produtos que sua empresa oferece e até mesmo informações de contato. Uma boa forma de divulgação, já que o veículo fará diversos trajetos exibindo sua marca.

Entregas sem atrasos

Essa modalidade de transporte, permite uma gestão em tempo real, garantindo assim mais segurança nas entregas e um planejamento mais assertivo para cada deslocamento. Importante citar que, o embarcador pode otimizar viagens de transferências, fazendo sinergia com o transporte de matéria prima e insumos, evitando atrasos e custos de uma nova contratação.

Como você viu, o transporte dedicado oferece diversas vantagens. Evidentemente, é necessário muito planejamento para inserção desse serviço de forma assertiva, atendendo todas as suas necessidades. Se bem planejada, pode reduzir custos na hora de transportar seus produtos.

A Bergamaschi é especialista nesta modalidade.

Entre em contato clicando aqui, será uma satisfação atendê-lo!

Conteúdo produzido com informações do blog Osmar Vinci Filho.