Noticias e Novidades

Quais são os benefícios da operação dedicada?

Publicado em 21 de fevereiro de 2019

A sua empresa recebe pedidos em diferentes horários e os clientes exigem uma entrega rápida? Nesses casos, pode ser vantajoso para o negócio contar com o serviço de operação dedicada. Saiba como essa modalidade funciona!

Maior disponibilidade

Com a frota dedicada, a corporação passa a ter um veículo, motorista e dois funcionários exclusivos para auxiliar na operação logística 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É como se a companhia fosse dona do caminhão, mas sem ter o custo de aquisição. Isso dá mais flexibilidade e agilidade às demandas logísticas.

Exclusividade no transporte

Quando você contrata o serviço de transporte para a companhia, não sabe exatamente qual será o veículo utilizado. Já com a operação dedicada é possível ter certeza de que o produto chegará ao destino da forma correta, com um modelo específico de carga.

Sendo assim, a empresa não precisa compartilhar cargas com outras corporações, evitando erros e extravios de mercadorias.

Por exemplo: frutas e verduras não podem ser transportadas junto com material de limpeza. Mas, como saber isso se você não tem uma operação dedicada? A partir do momento que a companhia opta por manter um veículo disponível só para ela, não corre mais o risco de isso acontecer.

Segurança

O veículo é monitorado em tempo real e qualquer problema é relatado ao gestor de logística. Dessa maneira, é possível evitar atrasos e sinistros durante o percurso.

Planejamento

Ao dispor de um veículo exclusivo para o negócio, o gestor de logística consegue criar rotas inteligentes de entrega. Assim, é possível evitar rodovias congestionadas, horários de pico e gastos a mais de combustível.

Redução de custos

Contratar o transporte para demandas sazonais pode gerar um custo alto para o negócio. Além disso, a empresa corre o risco de não conseguir entregar o produto dentro do prazo prometido, o que pode ocasionar multas por atraso.

Diminuição do risco

A empresa corre o risco de não encontrar um veículo disponível para frete em períodos de alta demanda. Ao contratar a operação dedicada isso não acontece, pois o caminhão está disponível para a companhia todos os dias do ano. Logo, esse modelo dá mais garantia para o negócio.

Diferentes usos do transporte

O gestor de logística pode contratar o serviço para diferentes atividades. Veja:

  • transferências;
  • vendas diretas;
  • cross docking;
  • armazenagem.

Divulgação da marca

A escolha por um veículo para operação dedicada também permite que a empresa customize o caminhão com o logotipo da sua marca. Essa é uma maneira de chamar a atenção para a companhia e atrair mais clientes.

Satisfação do consumidor

Esse modelo de operação assegura um controle maior sobre a operação logística com a escolha das rotas e otimização da entrega. Consequentemente, isso se reflete em maior satisfação do cliente, que recebe os produtos sem avarias e dentro do prazo prometido.

Diante desses aspectos, é possível perceber que a operação dedicada apresenta muitos benefícios para o negócio. Agora, é só avaliar se esse modelo se encaixa melhor no perfil da sua empresa.

Gostou deste material? Então, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos e ajudar outros empreendedores!