Noticias e Novidades

Sua distribuição logística é eficiente? Saiba como melhorar os processos logísticos!

Publicado em 14 de maio de 2019

A sua empresa tem uma logística eficiente? Para responder a essa pergunta é necessário observar o contexto interno e externo e avaliar os fatores que influenciam toda a cadeia, desde a etapa de obtenção de matéria-prima até a entrega da mercadoria ao cliente final.

Manter processos logísticos organizados e integrados é fundamental para garantir que o produto seja entregue dentro do prazo e manter a credibilidade perante os consumidores. O acompanhamento das operações também contribui para a diminuição de custos. Quer compreender como chegar lá? Acompanhe as dicas do post!

 

Conhecimento sobre a demanda

 

Você tem um conhecimento sobre a necessidade do consumidor em relação aos produtos oferecidos? Já existem tecnologias para facilitar o gerenciamento de informações a fim de controlar em tempo real quantas unidades o cliente utiliza e comparar os dados com o que é produzido.

Esse monitoramento auxilia o gestor em diferentes etapas da cadeia logística:

  • negociação com fornecedores;
  • organização dos produtos;
  • encaminhamento da mercadoria aos clientes.

 

Rotas inteligentes

 

Algumas cidades têm horários específicos para a circulação de caminhões de grande porte. Isso exige que as companhias estejam preparadas para seguir as regras de trânsito e ainda entregar os produtos dentro do prazo prometido. Muitas vezes, é necessário realizar ajustes e transferir as mercadorias dos caminhões para veículos de menor porte.

A melhor maneira de evitar contratempos é por meio do planejamento do trajeto. O uso de aplicativos de GPS possibilita a identificação das ruas com maior tráfego, estradas que estão interrompidas para serviços de manutenção e áreas perigosas que devem ser evitadas.

Sendo assim, utilize a tecnologia de forma inteligente para definir a rota com antecedência e evitar problemas durante o trajeto.

 

Rastreamento de entrega

 

Muitos sistemas de monitoramento e ferramentas de GPS permitem o acompanhamento da entrega da mercadoria em tempo real – desde o momento de saída da fábrica até o destino final.

Esse rastreamento proporciona muitas vantagens à companhia:

  • controle sobre os produtos;
  • segurança para o motorista e as mercadorias;
  • identificação da hora da entrega;
  • mudança de rota para evitar atrasos.

 

Uso de veículos adequados para transporte

 

A escolha dos caminhões adequados para realizar a entrega de mercadorias também faz parte de uma logística eficiente. Se você vende um produto resfriado, por exemplo, precisa escolher um veículo com tecnologia de ponta para controlar a temperatura durante o trajeto e assegurar que o produto chegue com qualidade até o destino final.

Pronto! Agora você tem todas as dicas que precisa para ter uma logística eficiente no negócio. Lembre-se de utilizar a tecnologia a seu favor e busque um parceiro de confiança para realizar o transporte dos produtos.

Este artigo trouxe ideias para a sua companhia? Aproveite para entender como a operação dedicada pode ajudá-lo a aperfeiçoar os processos logísticos!