Noticias e Novidades

Como a tecnologia irá influenciar na logística do transporte

Publicado em 25 de junho de 2019

O setor de logística tem o importante papel de realizar a entrega do produto certo ao cliente dentro do prazo prometido. Para alcançar esse resultado, muitas empresas já estão investindo em tecnologia no transporte de cargas, controle das operações e gestão de estoque.

Quer saber como a tecnologia influencia a logística? É só acompanhar o artigo!

 

Tecnologia para integração de processos

O gestor de logística precisa conhecer tudo que acontece no seu setor, desde o início do processo até a entrega do produto ao cliente. A melhor maneira de acompanhar essas situações é com o uso de um sistema integrado e com monitoramento em tempo real.

Ele permite uma comunicação mais ágil entre as equipes, controle do estoque, registro das mercadorias e automação de processos. Ao integrar o setor de vendas à logística, por exemplo, o gestor consegue iniciar a separação de produtos assim que o pedido é inserido no sistema.

Em seguida, é realizada a baixa da mercadoria no estoque e o produto é encaminhado para a transportadora realizar a entrega.

 

Relacionamento com fornecedores e transportadoras

Muitos sistemas de logística também facilitam a comunicação com os fornecedores e outros parceiros do negócio. Assim, a troca de informações é mais eficiente e a entrega de mercadorias é feita com rapidez, o que melhora os processos da cadeia logística.

 

Rastreamento de cargas

Há ainda a tecnologia utilizada para monitorar o transporte de cargas. Desse modo, uma equipe acompanha em tempo real a situação do caminhão e o motorista consegue sinalizar alguma ocorrência durante o trajeto.

Caso uma rota esteja com muito trânsito, por exemplo, a equipe pode identificar um trajeto com menos fluxo de veículos para garantir a entrega dentro do prazo.

 

Segurança do transporte

O uso de um sistema de rastreamento com envio de sinal por meio de satélites auxilia o gestor a manter o controle da operação. Caso ocorra uma mudança de rota sem aviso do motorista, a equipe que faz o monitoramento pode acionar a polícia para verificar se há algum risco para a carga.

A tecnologia é uma ferramenta importante para garantir a segurança das cargas e do motorista. Em alguns tipos de caminhão, também é possível travar as portas do veículo e bloquear o combustível para evitar o roubo das mercadorias.

 

Redução de custos

Há ainda ferramentas que propiciam o acompanhamento da velocidade do motorista durante o trajeto, a distância percorrida e o mapeamento do consumo do combustível. Dessa maneira, o gestor de logística consegue identificar se as rotas utilizadas pela empresa são as mais econômicas, ou se é necessário traçar outros trajetos para reduzir custos.

Enfim, a tecnologia influencia todos os processos de logística, desde o recebimento de mercadorias dos fornecedores até o transporte de produtos e entrega ao cliente. Portanto, utilizar as soluções disponíveis é a melhor forma de garantir eficiência nos processos e segurança no transporte de cargas.

Gostou de conhecer sobre a importância e aplicação das soluções tecnológicas na empresa e quer saber mais sobre o setor logístico? Conheça os benefícios de utilizar uma operação dedicada!